ESPECIALIDADES

Coluna

Dores na coluna estão entre 80% das causas de atendimento por dor dos serviços de emergência médica. Patologias de coluna são cada vez mais prevalentes e frequentes. Muitas vezes ignoradas ou mal conduzidas podem agravar e se tornar doenças crônicas. Dores difusas ao longo das costas e que se estendem aos membros (pernas e braços) podem ter sua origem em patologias da coluna. Hérnias de disco, artroses, desvios (escoliose), osteoporose, fraturas, tumores, entre outros, são possíveis doenças que podem afetar a colunavertebral.

O ortopedista especialista em clínica e cirurgia da coluna vertebral tem a função de juntamente com o paciente diagnosticar a real causa das dores e proporcionar tratamentos eficazes no combate da dor. A gama terapêutica é muito variada, desde fisioterapia e medicamentos até cirurgias. Com o passar dos anos diversas técnicas cirúrgicas vem sendo aprimoradas. Opções minimamente invasivas surgiram facilitando muitas vezes os pós-operatórios. Mas fique atento, cada caso tem sua indicação específica. Apenas um médico especialista poderá determinar qual a melhor indicação caso a caso.

Ombro

O médico ortopedista que tem especialização em clínica e cirurgia do ombro está apto a diagnosticar as doenças que acometem esta articulação do corpo e determinar qual o melhor tratamento. Por vezes é difícil identificar a causa da dor e, não raro, pode ser confundida com problemas da coluna cervical.

São muitas as doenças que podem acometer o ombro independente da idade do paciente. Bursites e tendinites estão entre as patologias mais freqüentes. Vale ressaltar que a artrose (desgaste) também pode acometer esta articulação. Não esqueçamos os eventos traumáticos, dentre eles luxações, rupturas de manguito rotador e as fraturas. É interessante saber que fazem parte do ombro as seguintes estruturas: clavícula, escápula e úmero. Assim, se seu problema envolver uma destas estruturas você saberá que deve procurar o especialista em ombro.

Além das doenças do ombro, o especialista desta área também trata as doenças do cotovelo, sejam fraturas ou não. Independente de qual seja a doença este médico estará apto a ajudar seu paciente ao diagnosticar a doença e instituir o adequado tratamento de maneira individualizada.

Joelho

O ortopedista especialista em joelho está muito associado às patologias ligadas ao esporte. Rupturas ligamentares como a do Ligamento Cruzado Anterior estão bastante relacionadas à prática de futebol e vôlei, além de outros esportes. Esta e outras rupturas de ligamentos do joelho também estão presentes quando de entorses, seja por um acidente automobilístico, por exemplo, ou por uma simples queda.

Dor e limitação dos movimentos do joelho devem ser investigados. Doenças degenerativas (desgastes) podem acometer as diversas estruturas desta articulação. Lesões meniscais e da cartilagem podem ser fonte de dor importante. Por isso, se você apresenta alguma alteração no funcionamento do seu joelho não demore em procurar um ortopedista especialista para fazer uma avaliação.

Quadril

O médico ortopedista e traumatologista especializado em clínica e cirurgias do quadril tem a missão de identificar e tratar as doenças que acometem esta articulação. Muito relacionada com problemas de pessoas idosas, ao contrário do que se pensa, pessoas jovens também são susceptíveis a lesões e problemas do quadril.

Dentre as doenças mais frequentes está a artrose do quadril. Esta patologia tem na limitação dos movimentos e na dor progressivas suas principais características. O seu tratamento é complexo, por vezes prolongado e nem sempre cirúrgico quando do seu diagnóstico. Além da artrose, o quadril pode ser afetado por outras doenças como tendinites e bursites, ambas dolorosas e limitantes.

Ainda, a população jovem pode ser acometida por doenças com origem na infância e que passaram desapercebidas ou que foram ignoradas. Não só, cada vez mais o público jovem e ativo praticante de esportes tem se deparado com a doença do Impacto do Quadril.

A função do médico especialista em Quadril é saber identificar e tratar estas e outras doenças indicando a melhor conduta individualizada para cada paciente conforme suas expectativas e necessidades. E, quando necessário indicar e realizar as cirurgias ortopédicas do quadril.

Os pés são por vezes pouco valorizados no nosso dia-a-dia. Mas basta uma dor para lembrarmos o quanto eles são importantes para o nosso conforto. Embora muito conhecido o “Joanete” (Hallux Valgus) nem sempre é o culpado dos problemas e das doenças que acometem o pé. Artrose existe também nestas pequenas articulações podendo ser a responsável por dores bastante limitantes. Diagnosticar corretamente e definir o melhor tratamento sendo ele cirúrgico ou não é a função do médico ortopedista especialista em pé.

Pacientes diabéticos também devem ter cuidados e atenção redobrados aos pés para prevenir doenças mais frequentes nesta população. São elas: úlceras, fraturas, deformidades, entre outros. Está na prevenção destes eventos o melhor tratamento e, para tanto, a orientação do profissional correto é a melhor opção.

E o tornozelo? Ele também é responsabilidade do médico ortopedista especializado em pé e tornozelo. Muito acometido por entorses e lesões ligamentares, esta articulação não está livre de outras patologias (artrites, artrose, fraturas...). Em caso de dúvidas procure o médico especialista.

Trauma

De modo amplo e genérico a especialidade do trauma compreende o tratamento das fraturas. Embora muitos dos especialistas de cada seguimento também tratem de fraturas, alguns médicos optam por não o fazerem. Se você teve um evento traumático, que resultou em fratura de algum osso do seu corpo tem a opção de buscar um ortopedista que atue em trauma para lhe dar assistência e tratamento.

Ortopedia e Traumatologia Pediátrica

O Ortopedista Pediátrico é o médico com formação em Ortopedia e Traumatologia que se especializou em avaliar e tratar afecções musculoesqueléticas na faixa etária que se estende desde o recém-nascido até a adolescência. As condições que acometem mais frequentemente indivíduos que ainda não atingiram maturidade esquelética não são as mesmas das do adulto. Por se tratar de um organismo em crescimento, a resposta do corpo a traumas, infecções e deformidades podem vir a ser bastante diferentes do que é considerado normal em um indivíduo que já encerrou o período de crescimento. Muitas vezes, o que se imagina ser alguma alteração ortopédica em uma criança é apenas uma variação relacionada ao crescimento que tende a resolver com o tempo. Alguns dos problemas que são mais prevalentes em crianças sequer possuem analogia com o adulto. Mesmos nos casos em comum, o tratamento pode vir a ser diverso.

CORONA VÍRUS (COVID-19)

Visando maximizar esforços ao combate do novo vírus e preconizando a saúde dos nossos clientes e colaboradores  a Parque Moinhos - Ortopedia e Traumatologia solicita aos seus clientes que:

# se você tiver qualquer sintoma sugestivo de quadro gripal e ou qualquer suspeita de contato com o vírus que considere reagendar sua consulta;

# somente traga acompanhantes à consulta se for realmente necessário;

# permaneça no ambiente da clínica o tempo estritamente necessário ao atendimento.

# evite contato físico desnecessário e garanta sempre a higiene das mãos.

Cientes da sua compreensão,
Parque Moinhos