7 Exercícios para fazer ao acordar

Trabalhar o dia todo na mesma posição, seja em pé ou sentado, pode causar diversos problemas à saúde, como dores nas costas causadas pela má postura, dores nas pernas, no pescoço, ombros e até mesmo nos braços e pulsos. E uma das melhores maneiras de evitar que isso ocorra é fazendo alongamentos.

Os alongamentos são excelentes exercícios para preparar o nosso corpo para as atividades diárias. Dessa forma, praticar algumas atividades antes mesmo de sair da cama pode ajudar muito, além de dar mais disposição e melhorar a qualidade de vida do indivíduo.

Se você está procurando por dicas para ter um dia mais produtivo e com mais disposição, acabe com a rotina de acordar atrasado e levantar correndo. Comece amanhã mesmo programando o despertador para tocar cerca de 10 minutos mais cedo e pratique os 07 exercícios que vamos sugerir a seguir, antes mesmo de se levantar. Em pouco tempo você notará a diferença.

1- Deitado e com a barriga para cima, flexione os joelhos e abrace as pernas, trazendo-as para próximo do peito. Segure e permaneça nessa posição por cerca de 15 a 20 segundos e relaxe. Esse alongamento é fundamental para ajudar a acabar com dores na coluna, além de melhorar a postura e ser muito relaxante. Logo que acordar, esse exercício irá ajudar a iniciar o ritual de espantar a preguiça. Repita o movimento de 2 a 3 vezes e poderá partir para o próximo.

2- Deitado na mesma posição e com os braços esticados na linha do ombro, aproveite para alongar o quadril, flexionando os joelhos e movendo as pernas para um dos lados. Para turbinar o exercício, vire a cabeça para o lado contrário dos joelhos e segure nessa posição por cerca de 15 a 30 segundos. É importante sempre realizar a mesma quantidade de repetições e segurar o mesmo tempo para cada lado do corpo. Esse movimento também é ótimo para as dores na coluna e previne torções e incômodos nessa região.

3- Alongue os braços, ombros e costas com uma posição bem simples. Fique sentado na cama, com as pernas cruzadas, estique os braços sobre a cabeça, com os dedos entrelaçados e as palmas das mãos voltadas para cima. Segure na posição por cerca de 20 segundos. Aproveite a posição, abaixe os braços e gire os ombros 10 vezes para frente e mais 10 para trás. Nessa fase dos alongamentos você já se sentirá mais desperto e disposto para passar aos próximos passos.

4- Volte a deitar com a barriga para cima, flexione uma das pernas e estique a outra, erguendo-a em direção ao teto. Envolva uma toalha pequena ou lençol na sola do pé e puxe em sua direção, sem flexionar o joelho. Mantenha essa posição por cerca de 30 segundos e repita o exercício com a outra perna. Você pode repeti-lo entre duas ou três vezes, sempre lembrando de realizar a mesma quantidade com cada uma das pernas.

5- Aproveite a posição agora para erguer as duas pernas em direção ao teto, coloque as mãos atrás da cabeça, e faça movimentos de tesoura com as pernas, passando primeiro a direta pela frente e depois a esquerda, de forma a intercalar as posições. Não esqueça de contrair o abdômen e realizar o movimento de forma dinâmica, com 20 repetições. Descanse por alguns segundos e faça novamente outras duas vezes.

6- O último exercício deitado irá trabalhar tanto o abdômen quanto o glúteo. Ainda deitado com a barriga para cima, flexione as pernas e mantenha os braços estendidos ao lado do corpo. Em seguida, eleve o quadril e depois retorne a posição inicial, de forme dinâmica. Faça de 2 a 3 séries com repetições de 10 a 20 movimentos. A quantidade de séries e repetições em cada exercício varia de pessoa para pessoa, de acordo com o condicionamento físico.

7- O último exercício deve ser feito em pé, para te ajudar a despertar de vez e começar o dia com disposição. Para isso mantenha a coluna reta, pernas esticadas e braços ao longo do corpo. Eleve os braços acima da sua cabeça, com os dedos entrelaçados e as palmas das mãos viradas para cima. Suavemente, flexione as costas para trás, levando também as mãos e a cabeça, segure por alguns poucos segundos e retorne. Repita o movimento cerca de 5 vezes. Pronto! Você está prestes a começar um dia com muito mais disposição e menos chances de lesões!

Pessoas com problemas sérios na colunas e dores crônicas devem consultar um médico ou um profissional antes de realizar qualquer tipo de atividade física ou mesmo alongamentos. Com saúde não se brinca!

Espante a preguiça, alongue-se logo cedo e tenha uma vida mais saudável e com muito mais energia e disposição.

Font: madrugaosuplementos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CORONA VÍRUS (COVID-19)

Visando maximizar esforços ao combate do novo vírus e preconizando a saúde dos nossos clientes e colaboradores  a Parque Moinhos - Ortopedia e Traumatologia solicita aos seus clientes que:

# se você tiver qualquer sintoma sugestivo de quadro gripal e ou qualquer suspeita de contato com o vírus que considere reagendar sua consulta;

# somente traga acompanhantes à consulta se for realmente necessário;

# permaneça no ambiente da clínica o tempo estritamente necessário ao atendimento.

# evite contato físico desnecessário e garanta sempre a higiene das mãos.

Cientes da sua compreensão,
Parque Moinhos